domingo, 17 de janeiro de 2010

Mais uma temporada se inicia

Foto: Reinaldo Marques/Terra

O Palmeiras iniciou a temporada 2010 sob o olhar desconfiado de boa parte da torcida, que mesmo assim encheu o Palestra Italia para presenciar a estréia do time no Campeonato Paulista, diante do Mogi Mirim.
O placar final do jogo? 5x1 para o Palmeiras.
Mas a goleada não foi suficiente para tranqüilizar a exigente torcida palmeirense, que continua com um pé atrás, argumentando que o adversário, Mogi Mirim, é um time fraco e que não dá para fazer uma análise concreta do time em apenas uma partida.
Mesmo assim, a impressão tirada desta partida foi de que o planejamento da diretoria alviverde, que manteve a base do time do ano passado, foi de grande importância. Uma base que perdeu um título brasileiro de uma forma inexplicável, mas que possui jogadores de grande qualidade, que estão acostumados a jogar juntos e que formaram um time que brigou por títulos em todos os campeonatos que disputou durante o ano, ou seja, um time bem competitivo. Trazendo os reforços corretos, é possível arriscar que o Palmeiras terá um dos melhores elencos do país. Marcio Araujo estreou muito bem, assim como o Leo, que marcou um belo gol.
Não dá pra negar que o time precisa de reforços, pois fica como aprendizado de 2009 que apenas um bom time não basta, é preciso também ter um bom elenco para casos de extremo azar, como o ocorrido ano passado, quando os principais jogadores se machucaram e não haviam substitutos. É preciso ter peças de reposição à altura.
O fato de ter contratado poucos reforços não é problema, pois qualidade é muito mais importante que quantidade. A diretoria está trabalhando de forma super correta, livrando-se da dependência da Traffic, contratando por conta própria em pequena quantidade, mas com boa qualidade. Muito mais bem planejado do que o ocorrido em outros anos, quando chegavam vários jogadores de baixo nível, que não eram utilizados e que só serviam para inflar a folha salarial.
Além disso, a utilização de jogadores da base para terminar de compor o elenco é algo muito interessante, pois quem acompanha as categorias de base do Palmeiras tem conhecimento de que há vários jogadores jovens e de qualidade, que com uma oportunidade no time principal, podem render muitos frutos no futuro. Enfim uma diretoria que entende que é preciso valorizar as categorias de base!
O Palmeiras está no caminho certo para 2010, tendo sua base mantida, contratando pouco, mas jogadores certos, e valorizando as categorias de base. Se demonstrar a vontade (e o bom futebol) que demonstrou na primeira rodada do Paulista, tem tudo para ter sucesso nessa temporada! Diferente dos rivais, que pecaram nas contratações, mas isso é matéria para um outro post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário